quinta-feira, 18 de março de 2010

Indicação de filme: O ano em que meus pais saíram de casa


Como é bom saber relacionar conceitos, fazer intertextualidade entre textos, músicas ou filme. O Breno do 1º A  está de parabéns, pois fez isto com destreza  ao ler o comentário sobre o livro "O menino do pijama listrado, de John Boyne. 
Então segue a sinopse do filme: 
 A história se passa no  ano de  1970. Mauro,  um garoto mineiro de 12 anos  adora futebol e jogo de botão. Um dia Mauro vê sua vida mudar completamente. Seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais do menino  foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno. Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

O filme é muito rico, pois  trata de um  assunto tão delicado - a  ditadura -  de forma indireta, mostrando-a através da visão de uma criança sobre o cotidiano, e usando o conhecimento que o espectador possui sobre o tema, que faz com que identifique situações por conta própria.
E  é justamente neste ponto que  o filme faz uma intertextualidade com a obra "O menino de pijama listrado",  pois ambos tratam de assuntos polêmicos: perda daqueles que mais amamos  de formas misteriosas e inesperadas. Temas complexos  e dolorosos para uma criança que só tem esperança em seu coração entender.
Vale a pena assistir o filme e ler o livro.

Um abraço 


Adriana

2 comentários:

.... disse...

brigadu professora. Mais o senso critico as vezes influenci a gente a até fazer comparações lógicas e corretas de algumas coisas

Unknown disse...

Vou assistir professora!!